sexta-feira, 6 de agosto de 2010

EFEITO ESTUFA



Quando você vai dormir, nas noites frias, além de um pijama bem quentinho, você usa um cobertor para se aquecer. Quando sente muito calor, você afasta o cobertor.
Pois bem, a atmosfera, é o "cobertor" da Terra.
O Sol aquece a água ( hidrosfera), o solo, as rochas, os desertos ( litosfera ) que, uma vez aquecidos, conservam o calor e aquecem o ar (atmosfera).
Quando a temperatura aumenta muito, o excesso de calor volta para o espaço, pois a Terra "afasta o cobertor". Mas, se o cobertor for muito pesado e não puder ser afastado? Nesse caso, a temperatura vai aumentar. A isso chamamos efeito estufa: excesso de calor que não pode voltar para o espaço porque os gases poluentes liberados pelas fábricas, automóveis, ônibus, queimadas, etc. passam a funcionar com um cobertor que não pode ser afastado.
A atmosfera sendo poluída, retém mais o calor da Terra, o que pode provocar uma elevação da temperatura. Essa elevação de temperatura pode provocar grandes alterações nas condições de vida do planeta, como: derretimento de parte do gelo das regiões polares, o que fará com que o mar passe a ter mais água e suba de nível. O que acontecerá com todas as cidades à beira-mar?
Que tal levar esse questionamento para a sala de aula e encontrar soluções para este problema?
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário