sexta-feira, 6 de agosto de 2010

HIGIENE BUCAL

 

Existem muitos mitos sobre o mau hálito, vamos conhecer alguns:

1) Mito: A causa do mau hálito é a falta de limpeza dos dentes.

Verdade ou mentira?

Quase nunca o mau hálito é causado pela falta de limpeza dos dentes. A maioria das pessoas que tem mau hálito limpa os dentes com bastante freqüência. No entanto, para algumas pessoas há a necessidade de pequenas modificações na forma da limpeza dos dentes. A saburra lingual (um depósito de bactérias e células epiteliais descamadas, amarelado ou esbranquiçado no dorso da língua) muitas vezes é a fonte principal dos compostos voláteis de enxofre causadores do mau hálito. Há instrumentos especificamente desenvolvidos para remover esse depósito da língua diariamente (limpadores de língua). Esses limpadores são muito mais confortáveis e eficazes do que a escova de dente. 

2) Mito: A causa do mau hálito é problema no estômago ou outro problema gástrico.

Verdade ou mentira?

Não há evidência de que o mau hálito seja causado por problema no estômago ou outro problema gástrico. Fizemos uma revisão da literatura médico-odontológica científica internacional e descobrimos que, desde o início do século XX, mais de 700 artigos mencionaram a palavra halitose ou algum sinônimo. Somente 30 relataram a possibilidade de envolvimento de algum problema gástrico; no entanto, nenhum testou essa possibilidade. A hipótese de a bactéria Helicobacter Pilori no estômago ser a causa do mau hálito não foi testada de forma apropriada. Somente dois pequenos estudos de qualidade muito ruim foram relatados, impedindo qualquer conclusão sobre o papel do Helicobacter Pilori na halitose. O mau hálito quase sempre é causado por compostos voláteis de enxofre produzidos por bactérias na boca. Não há evidência de que problemas gástricos aumentem o risco de mau hálito.

3) Mito: O mau hálito não tem cura, é da pessoa.

Verdade ou mentira?

O mau hálito é curável em 99% das pessoas. Há pessoas com mais propensão do que outras. Mesmo as mais predispostas ao mau hálito conseguem acabar com ele. Somente precisam de uma avaliação e orientação por profissionais, normalmente dentistas treinados para tratar a halitose.

4) Mito: É normal ter mau hálito, é um problema que todo mundo tem.

Verdade ou mentira?

Existem dois tipos de mau hálito:
1- a pessoa que tem mau hálito quase todos os dias, durante grande parte do dia (halitose crônica)
2- a pessoa que tem mau hálito esporadicamente, em um determinado momento do dia, principalmente logo após acordar, quando fica muito tempo sem comer ou quando fica tensa (mau hálito esporádico).
Aproximadamente 15% das pessoas têm halitose crônica, enquanto quase todas as pessoas têm mau hálito esporádico. Ambos os tipos de mau hálito têm tratamento. Mesmo o mau hálito esporádico.

Há produtos no mercado com pouco ou nenhum efeito sobre o mau hálito, outros com algum efeito e ainda outros muito eficazes. Atualmente já existem substâncias químicas que reagem com os compostos voláteis de enxofre, neutralizando o seu odor por 8 horas ou mais. Existem substâncias que eliminam grandes quantidades de bactérias que causam o mau hálito, reduzindo extraordinariamente o mau hálito. Mesmo os produtos mais eficazes devem ser prescritos de forma correta e no momento certo, para que tenham o efeito esperado. Um produto eficaz utilizado no momento errado ou pela pessoa errada não funciona.

Como é o tratamento? Precisa tomar remédio?


Hoje em dia, podemos dizer que só tem mau hálito quem quer.
Existem profissionais especializados para cuidar desse problema. É feita uma avaliação do seu hálito incluindo o exame clínico, organoléptico (profissional treinado irá cheirar o seu hálito) e a utilização de um aparelho específico (o Halímetro).
Serão avaliados a sua história médica, alguns dos seus hábitos alimentares, a sua saliva, a sua língua entre outros, e ainda serão dadas as orientações necessárias para a resolução do seu problema. O tratamento varia de pessoa para pessoa dependendo da avaliação que será feita.  


É médico ou dentista?

São dentistas, mas não fazem tratamento dos dentes. Raramente é necessário tratamento dos dentes para resolver o problema. Também poucas vêzes existe a necessidade de avaliação e tratamento médico.
A utilização apropriada de um bom limpador de língua, juntamente com pequenas modificações na forma de higienizar os dentes, e a utilização diária de um enxagüatório bucal e uma pasta de dente com ação comprovada contra o mau hálito eliminam totalmente o mau hálito em muitas pessoas.
Aproximadamente 15% das pessoas que procuram tratamento para o mau hálito na verdade não têm mau hálito.
É comum pessoas que sentem um gosto ruim na boca, a boca seca, ou notam a saburra lingual (um depósito branco ou amarelado na parte posterior do dorso da língua), terem a forte impressão de que estão com mau hálito. A melhor forma de sabermos se temos mau hálito é perguntar a alguém próximo (cônjuge, irmã, mãe, amiga etc).

Não se sinta envergonhado, procure ajuda!

A prevenção é a medida mais importante no caso do mau hálito, e acaba sendo a principal forma de tratamento. Deve-se ter cuidado com a alimentação e, principalmente, com a higiene bucal.

A alimentação rica em cenoura, maçã e outros alimentos fibrosos AJUDAM na limpeza total na parte dos dentes e na linha das gengivas.

Uma boa freqüência de ingestão de água e de alimento que contenha algum carboidrato também é muito importante.

A higiene bucal e lingual deve ser caprichada. Os dentes devem ser bem escovados, sempre que necessário, principalmente após cada refeição. A língua deve ser limpa com raspadores específicos, a cada escovação de dentes, para a eliminação da saburra. O uso de fio dental e a realização de bochechos (com uma pitada de bicarbonato de sódio ou anti-sépticos bucais) melhoram significativamente este problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário