Justificativa
Grande parte do nosso universo está em movimento. Os planetas mostram bem este processo, girando em torno do sol.
Assim, também somos nós, seres humanos, repletos de movimentos.
Desde a antiguidade, o homem busca nos movimentos uma forma de expressar seus sentimentos, suas ações e intenções. Surge assim a dança - arte mais antiga.
Com o passar dos tempos, esta arte se aprimora: seus movimentos ficam mais coordenados, o ritmo auxilia neste processo. Dessa forma, chegamos aos nossos dias com uma riqueza extrema de formas de dança.
Neste sentido, a dança chega até a criança, que como ser humano é um ser cultural e está em constante atividade e mobilidade, relacionando-se com objetos e pessoas.
A criança dança por prazer, sem conhecer regras, gestos coordenados, nomes complicados. Tendo em vista esta facilidade com que a criança "brinca" com a dança, com os movimentos, a escola pode através das atividades da dança ajudar a criança a harmonizar de amneira integrada suas potencialidades motoras, afetivas e cognitivas.
Ao planejar as aulas, o professor deve considerar o desenvolvimento motor da criança, obsertvar suas ações físicas e habilidades naturais, estimular e respeitar seu repertório gestual, deixando a que criança explore o espaço, invente sequências de movimentos e descubra sua imaginação.
O professor deve valorizar as manifestações populares como cirandas, amarelinhas e outras, mantendo-as presentes na aprendizagem, visto que são partes da riqueza cultural dos povos.
Assim, também somos nós, seres humanos, repletos de movimentos.
Desde a antiguidade, o homem busca nos movimentos uma forma de expressar seus sentimentos, suas ações e intenções. Surge assim a dança - arte mais antiga.
Com o passar dos tempos, esta arte se aprimora: seus movimentos ficam mais coordenados, o ritmo auxilia neste processo. Dessa forma, chegamos aos nossos dias com uma riqueza extrema de formas de dança.
Neste sentido, a dança chega até a criança, que como ser humano é um ser cultural e está em constante atividade e mobilidade, relacionando-se com objetos e pessoas.
A criança dança por prazer, sem conhecer regras, gestos coordenados, nomes complicados. Tendo em vista esta facilidade com que a criança "brinca" com a dança, com os movimentos, a escola pode através das atividades da dança ajudar a criança a harmonizar de amneira integrada suas potencialidades motoras, afetivas e cognitivas.
Ao planejar as aulas, o professor deve considerar o desenvolvimento motor da criança, obsertvar suas ações físicas e habilidades naturais, estimular e respeitar seu repertório gestual, deixando a que criança explore o espaço, invente sequências de movimentos e descubra sua imaginação.
O professor deve valorizar as manifestações populares como cirandas, amarelinhas e outras, mantendo-as presentes na aprendizagem, visto que são partes da riqueza cultural dos povos.
- Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluraridade de manifestações culturais (dança) do Brasil, percebendo-as como recursos valiosos para a integração entre as pessoas.
- Expressar através das artes plásticas a experiência vivda nas atividades corporais da dança.
O projeto "Dança na Vila Pinho" aconteceu nos meses de Agosto e Setembro, com aulas práticas de dança, exibição de filmes que enfocam a dança e visitas a locais que trabalham com dança. Também houve a apresentação de grupos de dança de outras escolas na EMVP.
O encerramento deu-se com a apresentação das danças aprendidas pelos alunos.
Houve, no dia 26 de Novembro de 2005, durante a comemoração dos 15 anos da EMVP, a reapresentação dos números de dança do projeto "Dança na Vila Pinho".
- Expressar através das artes plásticas a experiência vivda nas atividades corporais da dança.
O projeto "Dança na Vila Pinho" aconteceu nos meses de Agosto e Setembro, com aulas práticas de dança, exibição de filmes que enfocam a dança e visitas a locais que trabalham com dança. Também houve a apresentação de grupos de dança de outras escolas na EMVP.
O encerramento deu-se com a apresentação das danças aprendidas pelos alunos.
Houve, no dia 26 de Novembro de 2005, durante a comemoração dos 15 anos da EMVP, a reapresentação dos números de dança do projeto "Dança na Vila Pinho".
A professora Eugênia da EMVP é uma das mais criativas e competentes professoras de Educação Física para o 1º ciclo que conheço. Pena a PBH e a própria escola não verem a grande profissional que tem nas mãos.
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