sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA



Justificativa


    Grande parte do nosso universo está em movimento. Os planetas mostram bem este processo, girando em torno do sol.
    Assim, também somos nós, seres humanos, repletos de movimentos.
    Desde a antiguidade, o homem busca nos movimentos uma forma de expressar seus sentimentos, suas ações e intenções. Surge assim a dança - arte mais antiga.
    Com o passar dos tempos, esta arte se aprimora: seus movimentos ficam mais coordenados, o ritmo auxilia neste processo. Dessa forma, chegamos aos nossos dias com uma riqueza extrema de formas de dança.
    Neste sentido, a dança chega até a criança, que como ser humano é um ser cultural e está em constante atividade e mobilidade, relacionando-se com objetos e pessoas.
    A criança dança por prazer, sem conhecer regras, gestos coordenados, nomes complicados. Tendo em vista esta facilidade com que a criança "brinca" com a dança, com os movimentos, a escola pode através das atividades da dança ajudar a criança a harmonizar de amneira integrada suas potencialidades motoras, afetivas e cognitivas.
    Ao planejar as aulas, o professor deve considerar o desenvolvimento motor da criança, obsertvar suas ações físicas e habilidades naturais, estimular e respeitar seu repertório gestual, deixando a que criança explore o espaço, invente sequências de movimentos e descubra sua imaginação.
    O professor deve valorizar as manifestações populares como cirandas, amarelinhas e outras, mantendo-as presentes na aprendizagem, visto que são partes da riqueza cultural dos povos.



 

 

Objetivos do Projeto


- Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluraridade de manifestações culturais (dança) do Brasil, percebendo-as como recursos valiosos para a integração entre as pessoas.
- Expressar através das artes plásticas a experiência vivda nas atividades corporais da dança.

O projeto "Dança na Vila Pinho" aconteceu nos meses de Agosto e Setembro, com aulas práticas de dança, exibição de filmes que enfocam a dança e visitas a locais que trabalham com dança. Também houve a apresentação de grupos de dança de outras escolas na EMVP.

O encerramento deu-se com a apresentação das danças aprendidas pelos alunos.

Houve, no dia 26 de Novembro de 2005, durante a comemoração dos 15 anos da EMVP, a reapresentação dos números de dança do projeto "Dança na Vila Pinho".




Prof. Rosemeire e as alunas Lorrayne, Nathália e Mônica

Prof. Eugênia (coordenadora do Projeto de Dança e prof. de Ed. Física)

Um comentário:

  1. A professora Eugênia da EMVP é uma das mais criativas e competentes professoras de Educação Física para o 1º ciclo que conheço. Pena a PBH e a própria escola não verem a grande profissional que tem nas mãos.

    ResponderExcluir