sexta-feira, 6 de agosto de 2010

HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL DA VILA PINHO

Vamos contar um pouquinho da história da Escola Municipal da Vila Pinho, e do histórico de lutas dessa comunidade para alcançar um bem coletivo.

No bairro da Vila Pinho não havia escola. Os moradores se organizaram e conseguiram com a prefeitura da cidade de Belo Horizonte, o terreno e a construção do prédio.

Durante a construção os alunos matriculados estudavam na FAFICH, no bairro Santo Antônio. Os professores e alunos iam e voltavam de ônibus escolar, todos os dias.

No dia 18 de setembor de 1990, a escola do bairro foi inaugurada sendo, prefeito, Eduardo Azeredo, Secretária Municipal de Educação, Maria Lisboa de Oliveira, e Administrador Regional Barreiro, Ronaldo Gontijo.

A população da Vila Pinho cresceu e consequentemente o número de alunos. A Escola tornou-se pequena para atender a todos. Os moradores, a direção e professores mais uma vez se organizaram para que a escola fosse ampliada através do Orçamento Participativo.

A prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Rede Globo Minas, a MRV engenharia, Construtora Andrade Gutierrez e Água de Cheiro, em 12 de fevereiro de 1999 entregou à comunidde as obras de ampliação da escola. Sendo: Prefeito Célio de Castro, Secretária de Educação Maria Ceres e Administrador Regional Barreiro, Alexandre Vieira.
De 1990 a 2005, a escola contou com as seguintes direções:
Nymia Rosa e Mariza, Mariza e Roneide, Dagmar e Valéria, e Ângela e Graça.
Desde 2003, administrada por Vânia e Dalva, em dois mandatos consecutivos, a escola vem conquistando seu espaço, com um trabalho pedagógico onde a aprendizagem é significativa,contextualizada, trabalhando com o conhecimento dinâmico, mutante, em especial com as turmas dos 1º e 2º ciclos. A equipe de professores e coordenadoras não medem esforços fazer de todos os alunos, vencedores!
Tanto professores e funcionários quanto alunos e comunidade, se orgulham hoje em terem no bairro esta escola, que foi uma conquista, e por isso, é preservada, sem pichações e um espaço de utilização de toda a comunidade.

Relato Histórico feito pela coordenadora pedagógica do 2º turno, Graça Amaral, que vivenciou quase toda essa caminhada.

Parabéns Graça, pela perseverança, persistência e amor dedicado à esta comunidade por tanto tempo!
( texto cedido pela prof. Rosemeire Nicomedes - EMVP)
A atual direção, no ano de 2010, é composta por Graça Amaral e Custódia, que se encontram em seu segundo mandato à frente da administração da EMVP.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário