sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PROJETO DE ARTES "CORES DA NATUREZA"



O desenho e a pintura são formas prazerosas de exercitar os aspectos visuais como os motores, emocionais e afetivos, permitindo à criança uma grande liberdade para representar sua realidade significativamente.
Registrar a natureza através do desenho e da pintura com um olhar atento e sensível, ajuda o aluno na construção de uma consciência ambiental e valorização dos recursos que a natureza oferece.
Foi pensando assim que a Escola Municipal da Vila Pinho, sob a "batuta" da coordenadora Nilma, abraçou o projeto: AS CORES DA NATUREZA.





  Arte é conhecimento!

“A arte é importante na escola, principalmente porque é importante fora dela. Por ser um conhecimento construído pelo homem através dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber. São as linguagens da arte que nos permitem vivenciar na sala de aula a emoção, a sensibilidade, o pensamento e a criação, através das obras dos mais diversos autores e artistas”. (CELESTE, 1998)



 Alunos fazendo tapeçaria




“Todo estado de alma é uma paisagem.
Isto é, todo estado de alma não é só representável por uma paisagem, mas verdadeiramente é uma paisagem.
Há em nós um espaço interior onde a matéria da nossa vida física se agita.
Assim, uma tristeza é um lago morto dentro de nós, uma alegria, um dia de sol no nosso espírito.
E mesmo que se não queira admitir que todo estado de alma se pode representar por uma paisagem, seu eu disser “Há sol nos meus pensamentos”, ninguém compreenderá que meus pensamentos estão tristes”.

Fernando Pessoa

Vocês verão aqui, os registros do projeto desde a sua execução até a finalização que se tornou uma obra prima! Este projeto foi executado pelo coletivo do 2º turno da escola, no segundo semestre de 2004. Foi um verdadeiro exercitar do fazer artístico!

( texto cedido pela prof. Rosemeire Nicomedes - EMVP)

2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário