sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PROJETO DE INFORMÁTICA "CLICAR E USAR: É SÓ COMEÇAR"


 
JUSTIFICATIVA

Acompanhando a iniciativa da PBH, que tem investido muito na inclusão digital dos alunos da Rede Municipal de Educação, a Escola Municipal da Vila Pinho está implantando projetos de informática para seus alunos.
 
No segundo turno, notou-se uma certa resistência dos profissionais da educação em relação ao computador. E os alunos desconheciam o computador, muitos nunca tendo tocado em um ou visto um computador de perto.

Assim, surgiu o projeto CLICAR E USAR É SÓ COMEÇAR do 2º turno foi idealizado pela prof. Zenólia Ruthner. O projeto visa incentivar os alunos a usarem o computador para pesquisas, auto-aprendizagem e entretenimento. Também quer encorajar os professores a levarem seus alunos à sala de informática para que estes façam suas pesquisas.

Atualmente, no 2º turno, 2 turmas de final do primeiro ciclo e 3 turmas de início do segundo ciclo estão usando os computadores da EMVP regularmente, com dias e horários fixos.

`A tarde, a turma de extensão do tempo escolar também usa regularmente a sala de informática. Os coordenadores da turma de extensão tem projeto próprio de alfabetização através do computador.

Esporadicamente, outros alunos do 2º turno têm frequentado a sala de informática, utilizando o computador para pesquisas.

As prof. Zenólia Ruthner e Rosemeire Nicomedes, ambas administradoras de ambiente na EMVP, também estão envolvidas na criação e ampliação do site da escola e no desenvolvimento de projetos de Matemática, Ciências, História e Geografia vinculadas ao uso do computador como ferramenta de ensino-aprendizagem.

Os administradores de ambiente do 1º e 3º turnos desenvolvem projetos próprios em seus respectivos turnos. Para saber sobre eles, clique no link do 1º ou do 3º turno.

PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ANO LETIVO DE 2006 NO 2º TURNO:

A proposta de trabalho para 2006 é a de realizar aula especializada de informática para todas as turmas.
A sala de informática possui 11 computadores. Assim sendo, não há a possibilidade de receber uma turma completa na sala de informática.
A escola não tem professor fora do 1.5. Mas como a escola possui número ímpar de turmas (somados os 3 turnos), a escola recebeu o "meio professor" que foi destinado ao 2º turno. Isto possibilitou a organização abaixo:
Cada turma está dividida em três grupos de 11 alunos, que se revezam na aula de informática. A professora de informática faz uma aula compartilhada com a professora referência da seguinte maneira: a professora de informática leva um terço da turma para a sala de informática e a professora referência permanece com os outros dois terços dos alunos. Na aula seguinte, a professora de informática leva outro grupo de 11 alunos e a professora referência permanece com os demais. Este revezamento é feito até todos os alunos irem à aula e é retomado continuamente. Cada turma do meio do 1º ciclo possui 3 horários de informática e cada turma do final do 1º ciclo possui 2 horários semanais para a realização das aulas.
As aulas são da seguinte maneira:
- Através do programa HANGMAN ensinar as letras, sílabas e alfabetizar através do jogo;
- através do programa TUX PAINT, programa de desenho, desenvolver a coordenação motora fina dos alunos;
- através de jogos online, como da TURMA DO TAMINHO e TURMA DA MÔNICA e outros, desenvolver a memória visual;
- através do MOZILLA NAVIGATOR, incentivar o aluno a usar o computador como ferramenta de auto-aprendizagem, forma de comunicar-se com outras pessoas à distância e conscientizar-se socialmente (uso do e-mail, de programas de conversa online, etc).
O compartilhamento de aula acontece no dia em que a professora referência não tem ACEPAT.




Projeto de Informática 2007 - 2º Turno 
 
No ano de 2007, cada profissional da educação irá com seu respectivo grupo de alunos para a sala de informática. Este profissional irá desenvolver projetos que atendam especificamente às necessidades de seu grupo de alunos e, no âmbito geral, estejam em consonância com os projetos gerais e com a realidade social no qual a escola está inserida.
Estes profissionais e seus alunos estarão usando os computadores da EMVP regularmente, com dias e horários fixos.

WEBSITE DA EMVP
As prof. Zenólia Ruthner e Rosemeire Nicomedes, ambas administradoras de ambiente na EMVP, estão envolvidas na criação e ampliação do site da escola e no desenvolvimento de projetos de Matemática, Ciências, História e Geografia vinculadas ao uso do computador como ferramenta de ensino-aprendizagem no 2º turno, no qual trabalham.



O administrador de ambiente é:

- Pesquisador: ele pesquisa na Internet programas e ferramentas interessantes para alunos e professores e que possam ser adaptadas ao LINUX para melhorar os recursos do LIBERTAS;
- Gerente: administra a criação de contas, inclusão e exclusão de usuários (alunos e professores), cria regras para o uso da sala de informática, juntamente com o corpo docente e gerencia a estrutura, cuidando das máquinas, abrindo chamados, fiscalizando o uso do ambiente, etc;
- Articulador: articula com outros professores, projetos interdisciplinares, usando o computador como ferramenta para pesquisas e realização de trabalhos; também é a "ponte" entre a escola, a GPLI e a PRODABEL, responsáveis, respectivamente, pelo uso pedagógico do espaço informatizado e pela manutenção das máquinas.
- Orientador: ajuda professores e alunos a usarem o computador e informa sobre novos recursos disponíveis.





BIBLIOGRAFIA:
 
NOVA ESCOLA, revista, edição de novembro de 2004, págs 40 e 41.

 
http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=113:o-computador-e-a-alfabetizacao-estudo-das-concepcoes-subjacentes-nos-softwares-para-a-educacao-infantil&catid=7:informatica&Itemid=18

Um comentário:

  1. Nossa!
    Há tão pouco tempo mas, parece uma eternidade!
    Veja como nossas ferramentas ainda eram "branquinhas".
    Ainda bem que já se amarelaram pelo uso.
    Um beijo Zenólia!
    Sou sua fã incondicional!

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